Cirurgia Bariátrica: o que é e para quem é indicada?

Cirurgia Bariátrica: o que é e para quem é indicada?

Antes de iniciar nossa conversa sobre a cirurgia bariátrica, precisamos antes entender qual a principal indicação deste procedimento. Como você já viu a gente comentar não é correto pensar que a redução de estômago está associada à estética – muito pelo contrário- reforçamos: bariátrica é uma questão de saúde.  Isso não quer dizer que a cirurgia não trará benefícios como diminuição das medidas do corpo também.

Sabendo disso, podemos avançar para a próxima etapa que é  sobre a indicação do procedimento. A bariátrica é aconselhada como alternativa de tratamento para os casos graves de obesidade, geralmente quando a doença não respondeu bem a outros tratamentos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) chamou a atenção para o aumento no número de pessoas que sofrem com a doença. Segundo a OMS, mais de 1 bilhão de pessoas no mundo são obesas.

A Organização estima, ainda, que até 2025, aproximadamente, 167 milhões de pessoas, entre adultos e crianças, terão prejuízos à saúde por conta da obesidade.

  • Obesidade: como saber se tenho a doença e quais são os danos à saúde?

O diagnóstico de obesidade é feito a partir da avaliação do Índice de Massa Corporal, o IMC. O cálculo é feito pelo peso dividido pela altura ao quadrado- e será classificada em graus I, II e III. A cirurgia bariátrica é indicada quando o IMC está acima de 40, ou quando é acima de 35, associado a doenças como hipertensão e/ou diabetes de difícil controle, limitações ortopédicas, apneia do sono, entre outras.

Além de causar o acúmulo de gordura no corpo, a obesidade geralmente está associada a outras doenças como hipertensão, diabetes, problemas cardiovasculares, acúmulo de gordura no fígado e aumento do risco de AVC. Por isso, é tão importante a prevenção e o tratamento da obesidade.

  • Bariátrica e seus benefícios

Com o avanço das tecnologias na área da saúde, a bariátrica pode ser realizada com o procedimento minimamente invasivo, por meio da videolaparoscopia, por exemplo. Entre as vantagens da cirurgia feita com pequenas incisões estão a segurança, a eficácia e a melhora no processo de recuperação do paciente, já que evita grandes cortes.

Mais do que ajudar no controle do excesso de peso, a bariátrica contribui efetivamente na redução das comorbidades associadas à obesidade.

Notícias Recentes

Hospital Ville Roy estabelece novo padrão com cirurgia minimamente invasiva

O Hospital Ville Roy reforça seu compromisso com a excelência em cuidados cirúrgicos ao introduzir uma abordagem inovadora através da cirurgia minimamente invasiva. Sob a orientação da Dra. Rochelle Tavora, Cirurgiã Geral, a instituição está liderando o caminho na oferta de tratamentos cirúrgicos avançados e menos invasivos para seus pacientes.