Cirurgia Bariátrica: o que é e para quem é indicada?

Cirurgia Bariátrica: o que é e para quem é indicada?

Antes de iniciar nossa conversa sobre a cirurgia bariátrica, precisamos antes entender qual a principal indicação deste procedimento. Como você já viu a gente comentar não é correto pensar que a redução de estômago está associada à estética – muito pelo contrário- reforçamos: bariátrica é uma questão de saúde.  Isso não quer dizer que a cirurgia não trará benefícios como diminuição das medidas do corpo também.

Sabendo disso, podemos avançar para a próxima etapa que é  sobre a indicação do procedimento. A bariátrica é aconselhada como alternativa de tratamento para os casos graves de obesidade, geralmente quando a doença não respondeu bem a outros tratamentos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) chamou a atenção para o aumento no número de pessoas que sofrem com a doença. Segundo a OMS, mais de 1 bilhão de pessoas no mundo são obesas.

A Organização estima, ainda, que até 2025, aproximadamente, 167 milhões de pessoas, entre adultos e crianças, terão prejuízos à saúde por conta da obesidade.

  • Obesidade: como saber se tenho a doença e quais são os danos à saúde?

O diagnóstico de obesidade é feito a partir da avaliação do Índice de Massa Corporal, o IMC. O cálculo é feito pelo peso dividido pela altura ao quadrado- e será classificada em graus I, II e III. A cirurgia bariátrica é indicada quando o IMC está acima de 40, ou quando é acima de 35, associado a doenças como hipertensão e/ou diabetes de difícil controle, limitações ortopédicas, apneia do sono, entre outras.

Além de causar o acúmulo de gordura no corpo, a obesidade geralmente está associada a outras doenças como hipertensão, diabetes, problemas cardiovasculares, acúmulo de gordura no fígado e aumento do risco de AVC. Por isso, é tão importante a prevenção e o tratamento da obesidade.

  • Bariátrica e seus benefícios

Com o avanço das tecnologias na área da saúde, a bariátrica pode ser realizada com o procedimento minimamente invasivo, por meio da videolaparoscopia, por exemplo. Entre as vantagens da cirurgia feita com pequenas incisões estão a segurança, a eficácia e a melhora no processo de recuperação do paciente, já que evita grandes cortes.

Mais do que ajudar no controle do excesso de peso, a bariátrica contribui efetivamente na redução das comorbidades associadas à obesidade.

Notícias Recentes

Hospital Ville Roy estabelece novo padrão com cirurgia minimamente invasiva

O Hospital Ville Roy reforça seu compromisso com a excelência em cuidados cirúrgicos ao introduzir uma abordagem inovadora através da cirurgia minimamente invasiva. Sob a orientação da Dra. Rochelle Tavora, Cirurgiã Geral, a instituição está liderando o caminho na oferta de tratamentos cirúrgicos avançados e menos invasivos para seus pacientes.

Usamos os cookies visando proporcionar uma melhor experiência ao usuário. Clique em preferências para personalizar seus interesses. Ao clicar em “Concordar” você concorda com os Cookies e com os termos da nossa Política de privacidade.